Sobre o Fundamental II

    O Ensino Fundamental II atende a alunos entre 11 e 14 anos de idade, faixa etária em que há a passagem da infância para a adolescência e, portanto, apresenta suas singularidades, como mudanças biológicas e fisiológicas. Neste período eles precisam de maior atenção pessoal porque, os contatos com os colegas tornam-se mais frequentes e significativos, há a identificação com grupos sociais e os aspectos da individualidade e personalidade são formados. Dessa forma, cabe aos adultos a transmissão dos valores, instrução comportamental, etc.

    Neste ciclo, que vai do 6ª ao 9º ano, educar é lançar desafios, criar relações que valorizem as capacidades dos discentes, despertar maior interesse pelo conhecimento, entre outros. Assim, eles se tornarão mais críticos, mais rigorosos com quem os cerca e consigo mesmos e mais independentes.

    Nesta idade a expansão física se fazer necessária e, por isso, aulas de campo e práticas esportivas, por exemplo, são importantes ferramentas para conduzir as energias e potencialidades do alunado.